É 
                poesia? não é poesia?
                (por Wilson Martins)
                
                A poesia chamada “marginal” é poesia 
                para quem a aceita como poesia, mas, por sua própria definição, 
                situa-se à margem e, por isso mesmo, fora da literatura. A expressão 
                refere-se, antes de mais nada, ao “uso da linguagem coloquial”, 
                enquanto a poesia propriamente dita a recusa tanto quanto as formas 
                vulgares (J.R. de Almeida Pinto. “Poesia de Brasília: duas tendências”. 
                Brasília: Thesaurus, 2002). Ora, a poesia é, por definição ou 
                convenção, o ponto mais alto da criação literária, havendo idiomas, 
                como o alemão, em que “literatura” e “poesia” são palavras sinônimas 
                e intercambiáveis.
                O problema das concepções poéticas e respectivas teorias nada 
                tem de simples: “As relações da crítica literária com a poesia 
                ou, de uma forma geral, com a teoria estética, são múltiplas e 
                complexas. A principal preocupação do crítico é a avaliação e 
                a análise da obra (...) mas toda avaliação implica padrões de 
                julgamento cujas raízes estão em alguma espécie de estética ou 
                de poética, relações que vão da adesão deliberada a um sistema 
                à rejeição não menos deliberada de todos eles” (G.N.G. Orsini. 
                “Conceptions of poetics”, em Alex Preminger, ed. “Encyclopedia 
                of poetry and poetics”). 
                Estamos, pois, no terreno da erudição e da alta cultura, balizado 
                pelo que o pensamento literário já produziu de mais sublime. A 
                poesia é “uma forma de conhecimento que culmina em uma intuição 
                pura do sentimento, transcendendo os elementos intelectivos. (...) 
                Não creio que seja preciso fazer opção entre o emocional e o racional 
                para se explicar a função cognitiva da poesia, a qual recorre 
                à intuição imagética exatamente para ascender àqueles planos a 
                que a razão não tem acesso mediante seus processos hermenêuticos. 
                (...) na poesia o que acaba prevalecendo é o elemento afetivo 
                (...) toda experiência culmina sempre no que denomino Imagem Absoluta 
                , por acabar encapsulando, por assim dizer, o racional em um cenário 
                de imagem” (Miguel Reale. “Variações 2”. Rio: Academia Brasileira 
                de Letras, 2003).
                Desnecessário dizer que as “duas vertentes” identificadas por 
                J. R. de Almeida Pinto na poesia de Brasília não são exclusivamente 
                brasilienses, mas não é o que importa no momento: “A poesia marginal 
                tende, claramente, para o ânimo de conhecimento e/ou denúncia 
                (...) enquanto a poesia culta, mesmo quando concebida como método 
                de aprofundamento ontólogico (...) ou associada à necessidade 
                de instauração de um mundo novo (...) denota, em regra, propensão 
                ao ânimo ‘epidêuctico’. A poesia culta aspira à dicção ‘pura’; 
                no caso da poesia marginal — se não se pode falar de estilo mesclado, 
                definido como ‘mistura de tom sério de visão problematizante, 
                com temas e expressões vulgares’, pois o tom da poesia marginal 
                é, por excelência, anticonspícuo —, pode-se falar, sem dúvida, 
                de uma dicção não-pura”.
                
                A “poesia marginal” é de natureza irônica e prosaica, produto 
                da inteligência crítica e raciocinante, por oposição à poesia 
                culta, fundada na emoção e na sensibilidade, pertencendo ao mundo 
                metafórico da expressão, enquanto a marginal está presa à linguagem 
                referencial e dela depende. Não há poesia nessa “poesia”, mas 
                frases de espírito, epigramas, trocadilhos, jogos de palavras, 
                alusões ao efêmero e ao pitoresco, filosofia do cotidiano, tudo, 
                claro está, intelectualmente circunscrito ao idioma prosaico. 
                Na observação de Almeida Pinto, o coloquialismo pode levar (e 
                freqüentemente leva...) ao extremo mau gosto e à provocação infantil, 
                ao humorismo obsceno e às alusões coprológicas. 
                
                Claro, há muita “prosa” na poesia culta, o contingente de prosaico 
                concorrendo para a popularidade de poetas que com isso alcançam 
                a aceitação do leitor comum capaz de “compreendê-la”. Assim, por 
                exemplo, o pensamento descritivo e as frases prosaicas encontram-se 
                com abundância na obra de João Cabral, provenientes de um esforço 
                da inteligência (“como quem constrói uma casa”), não da inspiração 
                emotiva que ele expressamente rejeitava. O certo é que boa parte 
                da poesia culta é pensada em prosa e escrita em versos, sendo 
                perceptível a tara raciocinante que carrega. Segundo Valéry, os 
                deuses, sempre caprichosos, dão aos poetas apenas o primeiro verso, 
                cabendo-lhes encontrar ou inventar os demais. Ora, o racionalista 
                Valéry tampouco acreditava na inspiração, escrevendo os poemas 
                “como quem constrói uma casa”. É, por isso, um mestre a evitar, 
                embora seja, por outro lado, o oficiante supremo da poesia culta 
                e superculta.
                
                Almeida Pinto seleciona Nicolas Behr, Eudoro Augusto, Francisco 
                Alvim e Turiba como representantes paradigmáticos da poesia marginal 
                em Brasília, autores que se lêem pela carga humorística, não pela 
                qualidade, nem mesmo pelo interesse literário. Assim: “estou começando 
                a perder / o medo que tenho das pessoas // já pego na mão / da 
                minha namorada” (Nicolas Behr). Ou então: “o fundo / a forma / 
                o meio pelo qual / o instrumento, o material / os níveis / (todos 
                sabem) / é pura curtição” (Eudoro). Outro: “Luís me amava muito 
                / muito mesmo / apesar de suas amantes / foi por isso que nunca 
                me separei” (Chico).
                
                A poesia marginal origina-se no efêmero e morre com ele, valendo-se 
                da falsa agudeza e da engenhosidade primária, do simplismo de 
                espírito e da intenção provocadora, tentando desmistificar os 
                cânones aceitos. Quanto à poesia culta de Brasília, representada 
                por Anderson Braga Horta, Cassiano Nunes, Marly de Oliveira e 
                Domingos Carvalho da Silva, “filia-se ao verso que, herdeiro das 
                conquistas da linguagem poética da ‘fase dinâmica’ do Modernismo 
                (...) supera os aspectos contingentes dessa linguagem na década 
                de 1930, incorpora as preocupações formais da década de 1940, 
                mas não se deixa seduzir, senão esparsamente, pelo experimentalismo 
                das vanguardas da década seguinte”. 
                
                O fato é que a “presença” de Brasília em nossa vida literária 
                ainda não corresponde à sua “presença” na vida política, problema 
                de sociologia da cultura que aguarda um estudo de sugestivas implicações. 
                
                
                
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