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                Conhece o jourNow?
                (por José Aloise Bahia)
                
                Uma experiência bem original caminha pelos passeios do Rio. Rondando 
                a orla, quase todos os dias, o aquariano, escritor e letrista 
                Tavinho Paes vai de mesa em mesa pelos bares da cidade. Além de 
                autografar os livretos, troca idéias com os leitores. Aceita até 
                sugestões. Interatividade plena. Pois bem, o carioca Tavinho Paes 
                é o inventor do jourNow, um casamento do jornalismo com a literatura. 
                Ou melhor: "uma experimentação poética sobre a linguagem jornalística". 
                O diferencial é o humor com que trata assuntos de amplo conhecimento 
                da opinião pública. Tom Wolfe com certeza deve estar rindo à toa 
                no túmulo.
                
                O experimento está disponível em booklet de 40 páginas. E já tem 
                dois volumes circulando. Um "Primeiro Caderno" com foco em temas 
                políticos atuais. E o "Segundo Caderno" no estilo de colunas sociais 
                e revistas de fofocas. Nestes primeiros números aparece um polêmico 
                subtítulo (Jornalismo Ridículo), uma "homenagem adequada" ao jornalista 
                Joaquim Ferreira dos Santos e sua coluna (Gente Boa) publicada 
                diariamente no O Globo. Neste trânsito textual, em coluna publicada 
                com destaque, o nome do jornalista do "O Globo" foi parodiado 
                para Mme. Juju Ferrér de Saint-Hilaire, e a coluna renomeada com 
                o tìtulo de Gente Boba. Uma brincadeira, segundo Tavinho Paes, 
                uma subversão e licenciatura literária do noticiário à luz de 
                métodos nada ortodoxos do experimento. Textuações embaralhadas, 
                humor de primeira qualidade. Gargalhadas na certa. 
                
                Infelizmente o jourNow só circula, em edições mínimas, no Baixo 
                Leblon. Mas vale conferir o saite: www.totalmentedemais.com.br. 
                A seguir, pérolas das primeiras edições. Dão o que falar e refletir 
                tais perguntas e afirmações. E são de uma atualidade:
                
                "EDITORIAL: quem realmente quer ler as notícias publicadas nos 
                jornais que só foram frescas... ontem? A quem interessa o que 
                disseram e noticiaram os jornais que, hoje, embrulham os peixes 
                na feira? A quem interessa certas notícias e quem deseja que elas 
                sejam lidas? Para que servem? A quem servem? E quem se serve? 
                Do que sai publicado com destaque nos jornais? Jornalistas que 
                se tornam mais importantes do que as notícias que escrevem... 
                Colunistas, cujas famas excedem a dos mais consagrados ídolos 
                populares... Todos produzindo notícias ao sabor de seus humores 
                e preferências, incluindo as políticas e as sexuais... Além de 
                uma manchete que confirme uma vacina eficiente contra o câncer, 
                você sabe o que quer realmente ler nos jornais?"
                
                "GENTE BOBA, par Mme. Juju Ferrér de Saint-Hilaire - CPMF: você 
                confere os cálculos dos bancos que te cobram CPMF? E como confere 
                se o que eles enviam para o governo é o mesmo que te cobraram? 
                Como nas contas tem sempre uma dízima, você acha que os bancos 
                arredondam o valor pra baixo? E se for ao contrário? Quem você 
                acha que fica com o troco? AVISO AOS FUMANTES: a nova tática do 
                Ministério da Saúde para combater o tabagismo pretende substituir 
                as atuais fotos dos maços de cigarros por imagens de corruptos, 
                calhordas e assassinos. Todos pitando um cigarrinho! EMPREGO BOM: 
                artistas famosos estão copiando caciques políticos e contratando 
                aspones. FOME ZERO: o sucesso deste programa tem tudo a ver com 
                as bocas-livres que os ricaços estão promovendo. Os convidados, 
                inclusive, já adotaram o novo slogan da campanha: meu pirão primeiro! 
                LACAN NA BAHIA: em Salvador, o método lacaniano está sendo revolucionado. 
                Lá, só os psicanalistas falam durante as sessões. Os pacientes, 
                que passaram a participar dos problemas do médico, adoraram! MST 
                & FUTEBOL: fontes dos serviços de Inteligência Artificial do Planalto 
                asseguram a articulação de uma grande ofensiva dos Sem-Terra para 
                as próximas horas. Segundo informações secretas, a terra improdutiva 
                escolhida para o ataque é o gramado do Maracanã." 
                
                
                José Aloise Bahia (Belo Horizonte/MG).
                Jornalista e escritor. Pós-graduado em jornalismo contemporâneo.
                Autor de Pavios Curtos (anomelivros, 2004). josealoisebahia@aol.com
                
                
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