Manifesto 
                pelo Ensino da Música
                (por Cultura e Mercado - Da Redação)
                
                Movimento sediado no Rio de Janeiro 
                e organizado por representantes da área musical, propõe a volta 
                do ensino da música nas escolas, e lembra que o ensino da música 
                é um estímulo à prática social, produzida e vivida por pessoas, 
                constituindo instância privilegiada de socialização, em que é 
                possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar 
                o outro.
                
                O manifesto aponta que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
                Nacional (LDBEN), embora indique a obrigatoriedade do "ensino 
                de arte", é ambígua em seus termos. A expressão "ensino de arte" 
                permite uma multiplicidade de interpretações, o que tem acarretado 
                na manutenção de práticas polivalentes de educação artística e 
                na ausência do ensino de música nas escolas. Muitos concursos 
                públicos recentes, realizados para o magistério em diversas regiões 
                do país, persistem em buscar professores de "educação artística", 
                quando a Universidade já possui formação de professores específica 
                em cada uma das artes (Visuais, Música, Teatro e Dança). Há, portanto, 
                uma incoerência entre as demandas docentes por parte das instâncias 
                públicas e privadas e o que está acontecendo na prática de formação 
                de professores. A Resolução CNE/CES 2/2004, que aprova as Diretrizes 
                Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música, reconhece 
                somente pelo nome Música qualquer graduação nessa área.
                
                Por essa ambigüidade, o documento ressalta quatro pontos relevantes: 
                a garantia de um espaço legal para o ensino da música nas escolas 
                de educação básica; a implementação gradativa do ensino de música 
                nas escolas de educação básica; a elaboração de concursos públicos 
                com mais vagas específicas na área de música, tendo em vista que 
                resultados de trabalhos realizados em diferentes estados do país 
                sugerem que são escassos os professores de música nas escolas 
                de educação básica, bem como práticas sistematizadas de ensino 
                musical; e a construção de projetos de formação musical e pedagógico-musical 
                continuada para os professores em serviço na educação básica. 
                
                
                A proposta que será levada a Brasília e apresentada em audiência 
                no Senado nos dia 22 de novembro de 2006.
                
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