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                anos de Educação no Distrito Federal
                (Breve Memória da Educação Brasiliense)
                
                A história da educação em Brasília 
                teve início em 1957, sob a coordenação da NOVACAP – Companhia 
                Urbanizadora da Nova Capital. A pré – história da educação brasiliense 
                deve ser pesquisada em Planaltina e Brazlândia, cidades que pertenciam 
                a Goiás e que foram incorporadas ao Distrito Federal, com as escolas 
                remanescentes (as atuais Escola Classe 01 de Planaltina, Escola 
                Normal de Planaltina, Escola Rural das Palmeiras e Escola Rural 
                de Brazlândia).
                
                Ernesto Silva, médico, escritor, historiador, Diretor da NOVACAP 
                na fase da construção e pioneiro de primeira hora, foi nomeado 
                para ser o responsável pela educação em Brasília, nos primórdios 
                da Nova Capital, lá pelos idos de 1957, até princípios de 1960, 
                quando foi implantada a CASEB – Comissão de Administração do Sistema 
                Educacional de Brasília. Ernesto Silva tinha como assessores as 
                professoras Santa Alves Soyer e os técnicos em educação profª 
                Nair Durão Barbosa Prata e o prof. Paulo de Almeida Campos, representantes 
                do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. 
                
                 Os pesquisadores devem buscar dados fidedignos, em importantes 
                documentos elaborados pelo MEC, INEP, CASEB e pela Secretaria 
                de Estado de Educação: 
                 Decreto nº 47472, de 2 de dezembro de 1959, que institui 
                a CASEB - Comissão de Administração do Sistema Educacional de 
                Brasília. 
                 Portaria nº 4, de 5 de janeiro de 1960, que expede o regimento 
                da Comissão de Administração do Sistema Educacional de Brasília 
                - CASEB. 
                 Boletim da CASEB, organizado pelo professor Roberto Leobons, 
                1960. 
                 "Brasília - 10 Anos de Educação".Secretaria de Educação 
                do Distrito Federal, 1970. 
                 Séries históricas –1960 a 1976/1980. Brasília: DEPLAN, 
                Divisão de Pesquisa, 1976/1984. 
                 A Origem do Sistema Educacional de Brasília: criação da 
                CASEB (22/12/1959).Brasília: Secretaria de Educação, Departamento 
                de Planejamento Educacional,1984. 
                 40 anos de Educação em Brasília / Secretaria de Estado 
                de Educação do Distrito Federal – Brasília: Subsecretaria de Planejamento 
                e de Inspeção de Ensino, 2001. 
                 Outros documentos essenciais são os livros dos historiadores 
                Ernesto Silva e Adirson Vasconcelos.  
                
              
               O 
                Plano de Construções Escolares de Brasília 
                
                
                Anísio Teixeira, educador de vanguarda, foi o principal mentor 
                da educação do Distrito Federal, além de ter sido o organizador 
                das Escolas Parque. Mestre Anísio elaborou o documento básico 
                (publicado no número 81, volume 35, jan/mar – 1961), da Revista 
                Brasileira de Estudos Pedagógicos, desenvolvida durante o período 
                da construção da Capital do Brasil.
                
                 Segundo Anísio Teixeira “O 
                Plano de construções escolares para Brasília obedeceu ao propósito 
                de abrir oportunidade para a Capital Federal oferecer à Nação 
                um conjunto de escolas que pudessem constituir exemplo e demonstração 
                para o sistema educacional do País.” 
                
                A primeira escola pública de Brasília, o GE – 1, Escola Classe 
                Júlia Kubitschek, localizada no Núcleo Novacap/Candangolândia 
                teve a sua inauguração histórica em 10 de setembro de 1957, pelo 
                Presidente JK e Israel Pinheiro. A escola pioneira contava com 
                5 professores e 150 alunos e atendia aos filhos dos funcionários 
                do citado núcleo e às crianças da Vila Operária (Candangolândia) 
                e do Núcleo Bandeirante. Em setembro de 1958, surgiu a Escola 
                Dr. Ernesto Silva, na Companhia Construtora Nacional, com 160 
                alunos, tendo anexo um jardim de infância. A Escola Profissional 
                de Taguatinga, de nível médio, construída com recursos do Ministério 
                da Educação, foi inaugurada em 1959. Também em Taguatinga, em 
                1959, foi instalada a Escola Classe 01, sob a supervisão da NOVACAP. 
                Em 1959 foram inauguradas pela Novacap, em Brasília, 10 escolas, 
                2 jardins de infância e um grupo escolar (este em Taguatinga). 
                O Colégio Dom Bosco, dos Padres Salesianos e o Ginásio Brasília, 
                dos Padres Lassalistas, escolas particulares de nível médio, fucionam 
                em Brasília, desde 1958.
                
                No final de 1959, a NOVACAP contava com mais de 100 professoras 
                primárias e orientava o ensino de 4682 crianças, em 18 escolas 
                primárias e 3 jardins de infância. No ensino particular, registrou-se 
                8 escolas primárias, com 1966 alunos e duas escolas de ensino 
                médio, com 508 alunos.
              
              Execução 
                do Plano de Construções Escolares de Brasília (1957 a 1959)
                
                Realizações para atender às necessidades iniciais da educação 
                primária. Foram instaladas sucessivamente as seguintes escolas 
                públicas, até o final do ano de 1959:
                
                 GE - 1, Grupo Escolar Júlia Kubitschek, no Núcleo Novacap 
                (na área do IAPB), na Velhacap, atual Candangolândia, (10 de setembro 
                de 1957), 
                 Escola da Granja do Torto (março de 1958), 
                 Escola Ernesto Silva da "Construtora Nacional" (setembro 
                de 1958), 
                 Jardim de Infância Ernesto Silva (1958) 
                 Jardim de Infância das Casas Populares, 
                 Jardim de Infância 21 de Abril, 
                 Escola da "Fundação da Casa Popular", com jardim de infância(março 
                de 1959), 
                 Escola da CCBE e COENGE (abril de 1959), 
                 Escola da "Metropolitana" (abril de 1959), 
                 Escola "Pery da Rocha França" da Vila Planalto (maio de 
                1959), 
                 Escola do Acampamento do IPASE (maio de 1959), 
                 Escola da Vila Bananal (maio de 1959), 
                 Escola da Vila Amaury, 
                 Escola da Granja do Tamanduá (maio de 1959), 
                 Escola da Granja do Riacho Fundo, 
                 Escola da "Cerâmica Bênção" (agosto de 1959), 
                 Escola da Fercal 
                 Escola da Fazenda do Gama, 
                 Escola do Acampamento da Construtora Rabello, 
                 Escola Classe 01 de Taguatinga(1959) 
                 Escola Profissional de Taguatinga (1959) 
                 Escola Classe 305 Sul (12 de setembro de 1959) 
                 Escola Classe 308 sul (outubro de 1959) 
                 Escola da Papuda 
                 Escola da Candangolândia 
                
                Escolas Particulares:
                
                 Colégio Dom Bosco, 
                 Ginásio Brasília, 
                 Instituto Educacional Batista, 
                 Escola Paroquial N. S. de Fátima, 
                 Escola Metodista, 
                 Escola das Irmãs Dominicanas, 
                 Escola Evangélica Presbiteriana, 
                 Escola Evangélica de Brasília. 
                
                As linhas básicas para a organização do Sistema Educacional, que 
                foi implantado no DF, foram indicados pelo Instituto Nacional 
                de Estudos Pedagógicos, em trabalho iniciado em setembro de 1957, 
                sob orientação do educador Anísio Teixeira, conjugado com o plano 
                urbanístico da Nova Capital, de autoria de Lúcio Costa, com execução 
                de Oscar Niemeyer e supervisão de Israel Pinheiro, que comandaram 
                um exército de 30 mil candangos pioneiros, autênticos heróis da 
                Marcha para o Oeste.
                
                Convém citar o historiador Ernesto Silva, em sua obra História 
                de Brasília (1985, p.236):
              “Havia na cidade 
                livre, ou Núcleo Bandeirante, duas escolas particulares, mas a 
                NOVACAP providenciou desde logo uma sala de aula, no pavilhão 
                da administração, para os filhos de seus funcionários e operários. 
                Foram contratados dois professores: Amábile Andrade Gomes e Mauro 
                da Costa Gomes. É justo que citemos, para a posteridade, o nome 
                das professoras primárias pioneiras que sofreram em Brasília as 
                maiores dificuldades no seu esforço patriótico de servir ao País.” 
                 
              Entre outras, destacaram-se 
                as seguintes professoras pioneiras ( 1957 a 1959):
              Santa Alves Soyer, 
                Amábile Andrade Gomes, Alfa Aguiar, Ana Leal, Antônia Paczokoski, 
                Carmen Daher, Célia Cheir, Deicy Aguiar,Elza Kipgen, Eliza Alves 
                Cunha, Leocádia Toscano, Lydia Sambaqui, Maria Antônia Jacintho, 
                Maria Helena Fúrio, Maria Helena Parreiras, Maria Isaura Silva, 
                Maria de Lourdes Brandão, Maria de Lourdes Moreira dos Santos, 
                Maria do Rosário Bessa, Maria Tereza de Medeiros, Maristela Barbosa, 
                Mirthô Gonçalves, Nair Durão Barbosa Prata, Orbélia de Souza, 
                Sílvia Cintra Barros Tigre e Stella dos Cherubins Guimarães. No 
                final de 1959, a NOVACAP contava com mais de 100 professoras primárias 
                e orientava o ensino de 4682 crianças.
              Professores pioneiros 
                que se destacaram no Distrito Federal ( 1957 a 1960):
              Anísio Teixeira (Diretor 
                do INEP/MEC), Mauro da Costa Gomes, Paulo de Almeida Campos, Armando 
                Hildebrand( Diretor da CASEB),Adalberto Correa Sena, Aparício 
                de Cerqueira Branco, Dírcio Gulihon, Gildásio Amado, Gildo Willadino; 
                Heli Menegale, Hélio Medeiros; José Santiago Naud, Lafayette Garcia, 
                Mariana Alvim, Raimunda Fernandes, Roberto Gomes Leobons, Sáber 
                Abreu, Vicente de Paulo Umbelino. Em abril de 1960, 57 professores 
                foram contratados pela CASEB, para lecionarem no Ensino Médio.
              Primeiros alunos de 
                Brasília:(1957 - 1958):
              Gessy Soares da Silva, 
                Carlos Henrique Gomes da Cruz, Raulino de Oliveira Tristão Filho, 
                Walter Taciano de Oliveira Filho, entre outros. Os alunos citados 
                são filhos de servidores da Novacap.
                
                
 
              CASEB: 
                Administração do Sistema Educacional de Brasília
                
                A CASEB – Comissão de Administração do Sistema Educacional de 
                Brasília foi instituída em 22 de de 1959 (Decreto nº 47.472, de 
                22 de dezembro de 1959). Ficou automaticamente transferida para 
                esse órgão a atribuição de administrar o sistema educacional do 
                Distrito Federal, que vinha sendo exercido pela NOVACAP.
                
                Criada pelo Ministério de Educação e Cultura, seus integrantes 
                logo verificaram os problemas que existiam para que, à ocasião 
                da inauguração de Brasília, o sistema público de ensino estivesse 
                devidamente instalado e em funcionamento. As maiores dificuldades, 
                se encontravam, especificamente, no que se refere ao Ensino Médio. 
                A CASEB cuidou de realizar concurso nacional para seleção de professores 
                de ensino médio de ensino primário (estes, para complementar o 
                quadro pré-existente, da NOVACAP).
                
                Cinqüenta e nove professores, vindos de várias partes do País 
                se apresentaram a 8 de abril de 1960, realizando estágio e treinamento 
                em Brasília (8 a 17) e, a seguir, no Rio de Janeiro. A 16 de abril 
                era inaugurado o Centro de Ensino Médio que foi designado como 
                “CASEB”. O presidente Juscelino Kubitschek proferiu a Aula Inaugural 
                no CASEB, no dia 19 de abril de 1960 e registrou o seguinte comentário:
              “Nenhum acontecimento 
                mais auspicioso para esta cidade, depois de sua fundação, do que 
                o ato que aqui nos reúne para oferecer à juventude os quatro cursos 
                completos deste primeiro Centro de Educação Média, ponto de partida 
                para o vasto programa com que o Governo Federal atender aos problemas 
                da Cultura da Capital do País.” 
              Por força do Decreto 
                nº 48.297, de 17 de junho de 1960, foi criada a Fundação Educacional 
                do Distrito Federal, com a finalidade de executar a política educacional 
                do Distrito Federal, de modo a assegurar a eficácia do sistema 
                de ensino oficial. A Fundação Educacional foi vinculada à Superintendência 
                de Educação e Cultura, criada pelo decreto nº 43, de 28 de março 
                de 1961. O Conselho de Educação do Distrito Federal foi instituído 
                pelo Decreto nº 171, de 7 de março de 1962, como órgão de deliberação 
                coletiva, normativo e orientador das atividades educacionais do 
                Sistema de Ensino do Distrito Federal. O Conselho foi instalado 
                no dia 21 de junho de 1962. A lei 4545, de 10 de dezembro de de 
                1964, instituiu a Secretaria de Educação e Cultura, a quem foi 
                dada a competência do ensino elementar, médio e supletivo, bem 
                como as atividades culturais e de intercâmbio.
              
              Princípios 
                norteadores da CASEB e da Secretaria de Educação do DF, fundamentados 
                no pensamento de Anísio Teixeira:
                
                 A educação é direito individual e dever social; 
                 Educação é dever solidário; 
                 A escola deve suas fronteiras e diversificar seus procedimentos; 
                
                 A educação deve facilitar a preservação e proteção a valores 
                e bens culturais; 
                 Educar é respeitar a espontaneidade da manifestação cultural, 
                com estímulo à participação; 
                 O aluno é o centro de todo o esforço educacional; 
                 Igualdade de oportunidades educacionais significa condições 
                iguais; 
                 Se na sua dimensão individual, a educação é um direito, 
                no social, ela se torna um dever ; 
                 Não bastam metas quantitativas; é preciso perseguir e conquistar 
                a qualidade.
                
                Depoimento do Professor Armando Hildebrand (Diretor da CASEB):
              "Talvez o espírito 
                de Brasília de inovação, o próprio plano de educação da cidade 
                elaborado pelo Professor Anísio Teixeira, tudo indicava que deveria 
                ser um ensino dinâmico, um ensino realista, um ensino diversificado, 
                com a valorizaçao da parte artística, da parte do trabalho." 
              Atualmente, duas grandes 
                preocupações relevam junto às demais: a primeira diz respeito 
                à observância de aspectos legais; a segunda, já em plano mais 
                teórico, concerne à formação docente e discente de novos paradigmas 
                que se vislumbram na educação. A educação se faz interagindo com 
                o universo de conhecimentos que a cerca e do qual faz parte.
                
                O novo suporte legal que orienta a educação na capital do Brasil 
                fundamenta-se na Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação 
                Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, nos Parâmetros 
                Curriculares Nacionais e na Resolução 02/98 do Conselho Federal 
                de Educação, entre outros instrumentos.
              
                
                
                Gustavo Dourado
                Assessoria de Imprensa 
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